clique para ativar o zoom
Carregando...
Não encontramos nenhum resultado
Exibir Roteiro Satélite Híbrido chão Minha localização Tela cheia Anterior Próximo
Busca Avançada
Seus resultados de pesquisa

VOCÊ SABE O QUE É SMART HOME? VEJA COMO DEIXAR SUA CASA INTELIGENTE

por EZR Construtora em janeiro 18, 2019
VOCÊ SABE O QUE É SMART HOME? VEJA COMO DEIXAR SUA CASA INTELIGENTE
Comentários:0

O que parecia apenas uma ficção aos poucos começa se tornar realidade. Popularizadas especialmente pelo cinema em diferentes produções futuristas, as smart homes, ou casas inteligentes, com tecnologia por todos os lados, deixaram de ser apenas fruto da imaginação e já estão presentes em nosso mundo.

Ainda não se trata de uma tendência do mercado imobiliário, mas elas já são empreendimentos viáveis, devido ao nível de automação do setor. Confira, neste artigo, o que são esses imóveis e descubra por que, em breve, eles serão uma realidade.

O que é smart home

De forma simplificada, podemos definir uma smart home como uma casa capaz de realizar diferentes tarefas por meio de uma conexão com a internet. Assim, os moradores têm, à disposição, uma série de serviços e comodidades que podem ser gerenciados a distância.

Essas funções podem ser controladas de forma remota, por meio de um tablet ou smartphone. As tarefas também podem ser pré-agendadas para execução em um momento específico.

Além disso, funções podem ser programadas de forma a gerenciar automaticamente recursos ou serviços.

Imagine que, após um dia de trabalho, ainda no caminho de casa, você possa definir o cardápio do jantar, aquecer a água do banho ou ligar o ar-condicionado utilizando apenas o seu celular. Essa comodidade faz parte da concepção das smart homes.

O poder da internet

A ideia de dispor, em casa, das mais práticas tecnologias para o dia a dia sempre teve o seu fascínio. Exemplo disso foi o grande número de filmes que tentaram prever como isso aconteceria.

Porém, além das mais criativas ideias reproduzidas nas telas de cinema, foi preciso esperar a popularização da internet, a partir do final dos anos 90, para que a realidade se aproximasse da ficção.

A chamada internet das coisas foi determinante nesse avanço. O conceito define a ideia de conectar à rede mundial de computadores os mais variados itens utilizados no dia a dia. De sistemas de segurança aos mais prosaicos eletrodomésticos, tudo é passível de ser automatizado.

A proliferação dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, ampliou as possibilidades quanto ao uso das smart homes. Não é mais necessário estar fisicamente presente no imóvel para controlar as diferentes funções oferecidas pela tecnologia.

Atualmente, além das pequenas comodidades do dia a dia, como programar a hora em que o café deve estar pronto ou a temperatura da casa, a automação tem dois outros grandes focos: a segurança residencial e a sustentabilidade, com o gerenciamento correto da energia consumida no imóvel, por exemplo.

Controle total

Por meio dos dispositivos que compõem uma smart home, os proprietários desses imóveis terão amplo controle sobre diferentes funcionalidades da residência e receberão avisos e dicas sobre o que comer ou o trânsito na região, por exemplo. Tudo isso por meio de um simples smartphone.

Confira algumas funcionalidades disponíveis nas casas inteligentes:

Segurança

Senhas, travas biométricas e sistemas de reconhecimento facial garantem a segurança dos moradores de uma smart home.

Chegar e sair de casa será mais seguro, pois antes será possível analisar o movimento no entorno e identificar veículos ou movimentação suspeita.

Ao chegar a casa de carro, o portão abrirá e fechará automaticamente ao identificar o seu veículo. Você encontrará as luzes da garagem acesas, garantindo mais segurança e comodidade para manobrar.

Seus visitantes, previamente identificados, terão acesso facilitado à residência, de acordo com a programação do proprietário.

A TV realmente inteligente

O aparelho de televisão das smart homes será controlado por meio de uma série de sensores, que permitirão corrigir configurações como a seleção de canais e o brilho da imagem, por exemplo.

Por meio do equipamento, também será possível controlar a temperatura da residência e acompanhar o que acontece na cozinha, como o cozimento da comida no forno.

Despensa sob controle

Para quem não tem tanto prazer assim em executar as tarefas da cozinha, a automação também será de grande ajuda.

O cômodo será amplamente gerenciado por meio de dispositivos inteligentes, tomando menos tempo dos moradores e garantindo melhor aproveitamento dos recursos e mantimentos.

Com o auxílio da automação, será possível, por exemplo, programar a hora de ligar a cafeteira e receber sugestões de cardápios para o almoço, aproveitando os mantimentos disponíveis na geladeira.

Também será possível saber exatamente quanto há de cada alimento na despensa e gerenciar sua lista de compras do supermercado, entre outras funcionalidades.

Casa sempre em ordem

Nada melhor do que chegar a casa ao final do dia e encontrar tudo absolutamente do jeito que se gosta. Assim serão as smart homes. Ao se aproximar o horário de retorno do morador, o sistema poderá ajustar a temperatura, acionar a televisão ou o som ambiente e iniciar a preparação do café ou do jantar, por exemplo.

Banheiros sustentáveis

As smart homes garantirão economia e comodidade inclusive na hora do banho. Entre as funções possíveis, a água do chuveiro pode ser reaproveitada para o sistema de descarga e a temperatura do banho também poderá ser ajustada por meio de controle remoto.

Aliás, a sustentabilidade é um dos principais aspectos dos projetos das smart homes. Todos os recursos são otimizados, como a energia, que é automaticamente desligada quando os cômodos são desocupados.

Dicas de moda no espelho

Em um protótipo de uma smart home desenvolvido pela Panasonic, o espelho do closet funciona como um consultor de beleza. Ele identifica o usuário por meio de sensores, analisando sua pele e sugerindo os cosméticos e produtos de tratamento adequados.

O equipamento também poderá auxiliar na escolha do vestuário certo, de acordo com o local aonde o usuário irá e o clima do dia.

O projeto também prevê que o espelho analise informações físicas do morador, como o seu ritmo cardíaco e o índice de gordura corpóreo.

Essas são algumas das comodidades de que, em breve, todos poderemos usufruir com a popularização das smart homes.

Com o crescimento tecnológico e a expansão da automação residencial, as possibilidades de uso das tecnologias das casas inteligentes são praticamente infinitas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comparar